Evento Pesquisa emancipatória em deficiência: ativismos, aleijamentos e a luta anticapacitista

06/12/2021 16:14
Aconteceu no dia 03 de dezembro de 2021 o evento “Pesquisa emancipatória em deficiência: ativismos, aleijamentos e a luta anticapacitista” o qual foi comemorativo em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiências.
O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos da Deficiência da Universidade Federal de Santa Catarina, o NED, em parceria com o Laboratório PesquisarCOM da Universidade Federal do Fluminense.
A gravação do evento está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0zwGkpEggqQ

O evento teve como palestrantes:

Camila Alves é psicóloga clínica, especializada em Terapia Corporal Reichiana. Atualmente é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É também docente do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH), localizada na cidade de Niterói. Seus interesses atuais de pesquisa estão no campo dos estudos sobre deficiência, na interface entre arte, cultura, gênero e os animais.

Karla Garcia Luiz – graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em doutoramento em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência (NED/UFSC). É servidora pública federal no cargo de psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). É mulher com deficiência.

Juliana Cavalcante Marinho Paiva – Possui e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED/UFSC). Desenvolve pesquisas no campo dos Estudos da Deficiência. 

Debatedora:

Marcia Moraes – Psicóloga e Professora Titular no Departamento de Psicologia da UFF.  Pesquisadora na interface entre Psicologia e os Estudos sobre Deficiência, especialmente na perspectiva feminista. Coordena o Laboratório PesquisarCOM, vinculado ao Instituto de Psicologia da UFF.

Mediadora:

Marivete GesserPsicóloga e Professora Associada no Departamento de Psicologia da UFSC. Pesquisadora do campo dos Estudos da Deficiência na interface com a psicologia a partir de uma perspectiva feminista interseccional. Coordenadora o Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade.

#PraTodosVerem:Dois cards digitais de fundo azul. No primeiro, centralizado, no topo, sobre uma faixa cor de branca, lemos, em letras roxas: Pesquisa Emancipatória em Deficiência: Ativismos, Aleijamentos e a Luta Anticapacitista. No canto superior direito há escrito: palestrantes, e no canto esquerdo o símbolo de libras. Abaixo, no centro, a foto de três mulheres, com os respectivos nomes logo abaixo. A Primeira delas é Camila Alves da UFF e Astor, ambos estão olhando para frente, os dois sorrindo. Camila é uma mulher branca, de cabelos ondulados que vão até os ombros. Ela usa óculos escuros e está agachada, ficando próxima da altura de Astor. Astor e um labrador chocolate, que olha fixamente pra câmera com um sorriso de mostrar os dentes. A foto está em preto e branco. A segunda é Karla Garcia Luiz da UFSC. Ela é uma mulher branca, de cabelos lisos e longos. Usa batom vermelho e sorri levemente para a câmera. No fundo, há uma parede clara e lisa. A terceira é Juliana Paiva, uma mulher com deficiência branca, com cabelos ondulados e ruivos que caem até abaixo do ombro. Ela sorri pra foto, usa um colar com pingente. Logo abaixo, na parte inferior do card, está escrito: Debatedora e há uma foto do rosto Marcia Moraes (UFF).Ela é uma mulher branca, cis, olhos castanhos escuros, cabelos curtos e grisalhos. Usa um batom vinho escuro e está sorrindo. É possível ver o encosto alto e colorido da cadeira onde está sentada. Ao lado está escrito Mediadora e há uma foto de Marivete Gesser (UFSC), uma mulher branca, cis, olhos e cabelos castanho escuros. Os cabelos são compridos e vão um pouco abaixo da altura dos ombros. Veste uma blusa vermelha e um casaco preto.A direita na parte inferior do card está escrito Data e hora: 03/12, das 10h às 12h. Inscrições: https://forms.gle/YrWDey1rRpz3mjfy8. No segundo card está escrito, na parte superior há informações sobre a Organização. Fim da descrição.
A direita na parte inferior do card está escrito Data e hora: 03/12, das 10h às 12h. Inscrições: https://forms.gle/YrWDey1rRpz3mjfy8. No segundo card está escrito, na parte superior há informações sobre a Organização. Fim da descrição.