Homenagem à Laureane Lima Costa

18/10/2023 00:34

Com profundo pesar comunicamos o falecimento de nossa grande parceira Laureane Marília de Lima Costa, ocorrido na manhã do dia de ontem (17/10). Lau contribuiu muito com o Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC, tendo participado dos nossos encontros, produções e em muitas de nossas estratégias que articulam academia e ativismo. Importante teórica e ativista dos Estudos Feministas da Deficiência, sua militância contribuiu para a produção de muitas fissuras e aleijamentos no capacitismo em todos os espaços que alcançou. 

Lau era psicóloga, monitora no Laboratório Didático de Educação Especial da FEUSP, doutoranda em Educação pela USP, mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJ e integrante do grupo de pesquisa e de estudos “Políticas de Educação Especial: táticas de resistência à produção de um não lugar para as diferenças na escola”. Assim se apresentava no currículo, mas em termos de narrativa, não seria justo com sua história, resumi-la dessa forma, ou com foto em preto e branco e nota formal de pesar.

Mulher forte e determinada, cuja jornada acadêmica era parte de um sonho cultivado desde a infância. Alfabetizada pela mãe, ingressou na única instituição do seu município que aceitava crianças com deficiência e era a única estudante da escola utilizando cadeira de rodas. Foi nesse período inicial da vida escolar que começaram a germinar as raízes de sua mensagem mais poderosa: a importância do cuidado compartilhado. Desde menina, Laureane demonstrou que tinha muito a oferecer aos que a apoiavam e cuidavam, levando a mensagem por onde passava.

Na universidade, liderou reivindicações por acessibilidade que só foram plenamente atendidas após sua saída. Lau deixou claro seu compromisso com a coletividade e a importância de abrir caminhos para as gerações futuras, da mesma forma como ela própria havia alcançado suas conquistas seguindo o caminho pavimentado por aqueles que a precederam.

Embora seja difícil usar o tempo verbal no passado, a semente que plantou continua e continuará a brotar em todos os lugares, sabemos que Laureane permanecerá conosco em nossas memórias e corações. Seguiremos, como ela nos ensinou, compartilhando a mensagem e continuando a inspirar todas aquelas pessoas que cruzarem nosso caminho, na direção de “reivindicar aleijar o mundo” para que “corpos criticamente aleijados” possam dele participar e nele florescer. 

Lau, nos despedimos aqui e saudamos cada bom e potente encontro. Sua luz segue brilhando em nós. Agradecemos tua partilha conosco.

LEdI, NED e PesquisarCOM.

Descrição da imagem: card com fundo predominantemente vermelho e elementos gráficos geométricos amarelos. Na parte superior está escrito “Nota pública de pesar”, com as logos dos laboratórios e núcleos de pesquisa LEdI, NED e PesquisarCOM. Na parte central, a esquerda escrito “”Não se transforma a distribuição injusta do cuidado e do ato de cuidar individualmente, não há saída individual para um problema social.”
COSTA, Laureane Marília de Lima (2022)”. A direita há uma foto de Laureane, de perfil, sentada em cadeira de rodas onde aparece o dorso lateral da cadeira. Laureane usa óculos vermelho, fone e blusa marrom. Abaixo da foto está escrito “Data de nascimento: 23/10/1994. Data de falecimento: 17/10/2023. Na parte inferior, escrito “Lau, pra sempre em nossos corações”. Fim da descrição.