Matrícula para a disciplina Deficiência e Contemporaneidade começa dia 08 de julho de 2019.
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ulgação da disciplina Deficiência e Contemporaneidade com as seguintes informações:
O Programa de Pós-Graduaçã
o em Psicologia da UFSC oferecerá a disciplina “Deficiência e Contemporaneidade” para estudantes regulares do PPGP e de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC.
A disciplina será ministrada pela Prof. Marivete Gesser – a qual é docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência – e terá os seguintes objetivos:
– Analisar criticamente os diferentes modelos teóricos dos estudos sobre deficiência e suas implicações nas políticas sociais.
– Avaliar as interfaces conceituais e metodológicas dos estudos sobre deficiência com outras categorias sociais como gênero, geração, classe, raça e orientação sexual com base em uma perspectiva interseccional e política.
– Apresentar as contribuições dos Estudos Feministas sobre Deficiência para a construção de práticas voltadas à promoção da justiça social e garantia dos direitos humanos.
Período de matrícula para alunos regulares do PPGP e demais Programas de Pós-Graduação da UFSC: 08 a 22 de julho de 2019.
Período de inscrição Seleção em Disciplina Isolada (Aluno Especial): 30 a 31 de julho de 2019. Maiores informações sobre inscrição: www.ppgp.ufsc.br.
Siga o NED: https://www.facebook.com/nedufsc/ ehttp://nedef.paginas.ufsc.br/.
Além das informações escritas, na parte superior à esquerda há uma imagem com colorida com vários mosaicos e com uma a palma da mão pintada de vermelho com a seguinte frase: “Nothing about us without us”.
Na parte inferior do lado esquerdo há uma imagem que se refere ao quadro da Frida Kahlo intitulado “A Coluna Partida”, o qual foi pintado pela artista logo após passar por uma cirurgia na coluna vertebral. Na pintura, ela se retratou de pé no meio de uma paisagem árida e rachada. O tronco dela está envolto por faixas metálicas revestidas de pano, que fornecem pressão e apoio às costas. Elas ajudam a impedir a ruptura do corpo da pintora, uma possibilidade anunciada pela imagem que passa pelo meio de seu torso. Nele, uma coluna jônica completamente fraturada à beira de um colapso substitui a coluna vertebral. A cabeça de Frida está apoiada no capitel.