1. Apresentação

O Núcleo de Estudos da Deficiência (NED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Embora as atividades do NED tenham sido iniciadas em 2006, o núcleo foi oficialmente fundado no ano de 2008 pelo Já esclarecido Prof. Dr. Adriano Henrique Nuernberg com a colaboração da antropóloga Anahí Guedes de Mello, hoje pesquisadora associada, que na época era estudante de graduação no curso de Ciências Sociais da UFSC. Desde 2017, o NED é coordenado por Marivete Gesser, que esteve vinculado a ele desde a sua fundação, quando era doutoranda coorientada pelo professor Adriano Nuernberg. Atualmente o NED congrega pessoas com e sem deficiência, sendo elas pesquisadoras/es de diversas áreas do conhecimento, bem como estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC e de universidades situadas no Brasil e no exterior (UDESC, IFSC, UFF, UNIPAMPA, Western University/CA), e também profissionais que atuam nas políticas públicas de educação, saúde e assistência social, todas/os envolvidas/os em atividades de ensino e em projetos de pesquisa e extensão.

O NED tem contribuído para consolidar o diálogo entre feminismo e estudos da deficiência no Brasil. O objetivo do NED é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão baseadas nas premissas dos estudos críticos da deficiência – de matriz feminista, antirrascista e com letramento anticapacitista e em uma perspectiva crítica e emancipatória da deficiência que considere a interseccionalidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade, todas elas implicadas e comprometidas com o aprimoramento das políticas públicas para pessoas com deficiência e com os ativismos defiças. Ademais, o NED busca, com base na perspectiva emancipatória da deficiência, trazer as pessoas com deficiência para dentro da universidade em todas as ações que desenvolve, a fim de que  possam se apropriar das discussões do campo dos estudos da deficiência e levá-las para os contextos comunitários e de ativismo político. 

As atividades desenvolvidas estão em consonância com o que preconizam os documentos oficiais, tais como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto Legislativo nº 186/2008), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), a Lei nº 14.723 de 13 de novembro de 2023, que altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escolas públicas, o novo plano Viver sem Limites II: Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (2023), dentre outros dispositivos legais e políticas sociais, contribuindo para ampliar ainda mais a necessidade de profissionais preparadas/os para atuar junto a pessoas com deficiência a partir do compromisso ético-político com a luta anticapacitista.

O NED participa de redes de pesquisa que abrangem pesquisadoras/es do Brasil e demais países da América Latina, assim como Portugal, Estados Unidos e Canadá. As pesquisas realizadas abrangem os níveis de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, abarcando áreas como educação, saúde, incluindo saúde mental, assistência social, direito e ciências sociais, com destaque para pesquisas  sobre acessibilidade na educação básica e ensino superior; formação em estudos da deficiência; direitos sexuais e reprodutivos de pessoas com deficiência; o ativismo defiça; deficiência e políticas do cuidado; e autismo e neurodiversidade. No que se refere ao escopo teórico, as pesquisas realizadas em estudos da deficiência buscam dialogar na interface com os campos dos estudos feministas, dos estudos decoloniais, dos estudos interseccionais, as teorias queer e crip e os aportes da justiça defiça (disability justice), e a psicologia social.

 

Abaixo algumas produções acadêmicas que apresentam reflexões sobre as atividades realizadas pelo NED ao longo dos últimos anos:

 

GESSER, M. & MELLO, A. G.  Politizar a deficiência, produzir aleijamentos desde o Sul Global. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.36, pp.129-138. ISSN 1870-350X. 

GESSER, Marivete; MORAES, M.; BOCK, G. L. K. Ensino, pesquisa e extensão no campo da deficiência: propostas emancipatórias. In: Marivete Gesser; Geisa Letícia Kempfer Böck; Paula Helena Lopes. (Org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 73-91.

GESSER, M. & MELLO, A. G. de. Accessibility policies in Brazil: negotiating collective access through the principles of Disability Justice for a Brazilian Center for Disability Studies. In: Sally Robinson, Karen Fisher. (Org.). Research Handbook on Disability Policy. 1ed. Cheltenham: Elgar, 2023, p. 49-64.