2. Equipe
Coordenadora
_________________________________________________________________________________
Profª. Dra. Marivete Gesser
Psicóloga, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Pós-doutorado em Estudos da Deficiência pela State University of New York, NY/USA, em Estudos Críticos da Deficiência pela Western University/London/Canadá e em Psicologia Sicual e Estudos da Deficiência pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Associada do Departamento de Psicologia da UFSC, onde leciona e orienta na graduação e na pós-graduação (PPGP) e Professora Visitante da Western University, no Canadá, onde realiza pesquisas no campo dos Estudos da Deficiência. É coordenadora do Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisas e extensão baseadas nos estudos da deficiência em diálogo com as epistemologias feministas e decoloniais. Também integra o GT da ANPEPP “Interseccionalidade, estudos da deficiência e políticas de cuidado”. Suas produções mais recentes buscam visibilizar narrativas que desafiam o capacitismo e ampliam os horizontes do feminismo interseccional. Estuda os seguintes temas: teorias feministas e decoloniais em estudos da deficiência, teoria queer/crip e justiça defiça; capacitismo estrutural e suas relações com o sistema capitalista neoliberal, com foco no Brasil; ofensivas capacitistas e suas relações com o medo de um planeta aleijado; intersecção entre capacitismo, sexismo e racismo no ensino superior; ativismo defiça e a produção de narrativas insurgentes. É pesquisadora PQ/Cnpq (nível 1D)
Descrição da foto: a professora Marivete uma mulher branca, cis, de meia idade. Ela tem olhos e cabelos castanhos. Os cabelos estão soltos e vão um pouco abaixo da altura dos ombros. Ela usa óculos de armação marom e um colar de contas vermelhas. Veste um vestido com uma estampa colorida. O fundo está levemente desfocado, mostrando um ambiente interno com janelas grandes, pessoas transitando e uma estrutura vertical prateada. A iluminação é brilhante, com luz vindo das janelas, criando um contorno de luz ao redor da mulher.
Links:
https://www.researchgate.net/profile/Marivete_Gesser2
http://lattes.cnpq.br/8346556857126554
________________________________________________________________________________________________________________
Pesquisadores Associados
Anahí Guedes de Mello é antropóloga e cientista social, doutora em Antropologia Social pela UFSC. Também é membra do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e do GT Estudios Críticos en Discapacidad do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Tem experiência em estudos feministas da deficiência e em estudos queer e crip, desenvolvendo pesquisas em torno dos seguintes temas: gênero e deficiência; sexualidade e deficiência; violências contra mulheres com deficiência; deficiência e justiça reprodutiva; deficiência e políticas públicas; “justiça defiça” (disability justice); capacitismo; deficiência e pensamento social brasileiro; surdez e trabalho de campo; método etnográfico e sua relação com os sentidos; acessibilidade cultural; e acessibilidade em museus.
Descrição: mulher branca de cabelos pretos. Usa óculos de grau vermelhos e roupas brancas. Está sorrindo para foto, a frente de uma parede branca.
Prof. Dr.
Adriano Henrique Nuernberg (in memoriam)
Professor aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fundador do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC e pesquisador nos temas: Estudos sobre Deficiência, Autismo e Psicologia Histórico Cultural.
Profª. Dra. Geisa Letícia Kempfer Bock
Professora do Laboratório de Educação Inclusiva, no Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/CEAD/UDESC). Doutora em Psicologia e Mestre em Educação pela UFSC; Graduada em Educação Especial pela UFSM. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo dos Estudos da Deficiência.
Descrição: a Professora Geisa é uma mulher branca de olhos castanhos e cabelos louros, cacheados na altura do queixo. Usa um óculos de aro vermelho, uma blusa preta com e um colar fio de prata.
Profª. Dra.Marcia Moraes
Dou
tora em Psicologia pela PUC/SP. É Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu – mestrado e doutorado. Fez pós-doutorado no NED/UFSC, sob a suoervisão da profa. Marivete Gesser. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão no campo os estudos da deficiência, em especial com pessoas com deficiência visual, fazendo uso de métodos e referenciais de investigação orientados pelos estudos da deficiência, em particular, na perspectiva feminista. É autora de diversas publicações no campo dos estudos da deficiência. Coordena o Laboratório PesquisarCOM: Psicologia e Estudos da Deficiência (UFF). É pesquisadora PQ/Cnpq.
Descrição da foto: É uma foto colorida, em close, do rosto de Marcia. A mão direita está dobrada, embaixo do queixo servindo de apoio para o rosto. Ela é uma mulher branca, cis, tem cabelos curtos e grisalhos, olhos castanhos escuros. Usa um batom vinho escuro e está sorrindo. Veste uma blusa cor de laranja e é possível ver o encosto alto e colorido da cadeira onde está sentada.
Prof. Dra. Melina de la Barrera Ayres
Melina de la Barrera Ayres é professora do Departamento de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Mestra em Jornalismo e Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas na área de Gênero. Possui experiência na área do Jornalismo, linguagem audiovisual e televisão, focando-se nos estudos sobre mídia, direitos humanos, identidades, gênero e deficiência. Autora do livro: “A intimidade da mulher com deficiência: uma etnografia de tela interdisciplinar” (Insular, 2017).
Descrição: A professora Melina Ayres é uma mulher branca de olhos e cabelos castanhos. Seu cabelo é liso e curto até os ombros. Veste uma camisa branca com listras verticais azuis. O fundo da foto é branco.
Profª. Dra. Pamela Block
Pamela Block é professora de antropologia cultural na Western University. Dr. Block estuda a experiência da deficiência nos níveis individual, organizacional e comunitário, concentrando-se nos movimentos sociais da deficiência (justiça e direitos) e na opressão da deficiência (eugenia, esterilização, encarceramento em massa e extermínio). Ela está interessada na marginalização múltipla e nas interseções de gênero, raça, pobreza e deficiência no Brasil, nos Estados Unidos e no Canadá. Mais recentemente, é parceira de um grande projeto de intercâmbio internacional financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2019-2022 para analisar as interseções de violência, gênero, sexualidade e diversidade. Ela é membro da Society for Applied Anthropology e ex-presidente da Society for Disability Studies.
Descrição da foto: mulher na casa dos 50, com o cabelo castanho com mechas grisalhas, vestindo uma blusa preta a frente de um fundo com várias superfícies de fundo.
Profª. Dra. Renata Orlandi
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente, é professora universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação sexual, inclusão e direitos humanos.
Descrição da foto: Na foto há uma mulher branca sorrindo. Ela tem cabelos escuros e longos e usa brincos pendurados amarelos bem visíveis.
Profª. Dra. Solange Cristina da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), mestrado em Educação (1999) e Doutorado em Psicologia (2020). É professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre deficiência, acessibilidade, desenho universal para aprendizagem.
Dra. Karla Garcia Luiz
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos, mestra e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC). Servidora pública federal no cargo de psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Conselheira e pesquisadora do Instituto Cáue – Redes de Inclusão. Membro convidada da Comissão “Psicologia e Pessoas com Deficiência” do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina. É mulher e mãe com deficiência, pesquisadora, palestrante e ativista na área dos Estudos Feministas da Deficiência.
Juliana Cavalcante Marinho Paiva
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGp UFSC, membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Foi colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho – GEPET, no núcleo sobre Psicologia Social e trabalho de 2011 a 2014. No ano de 2015 foi colaboradora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos – LabTrab, da UFMG. Tem experiência de pesquisa e ensino na área de estudos sobre deficiência.
__________________________________________________________________
Demais Pesquisadores da Equipe
Ana Carolina Friggi Ivanovich (colaboradora)
Mestre do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Área de concentração: Psicologia Social e Cultura, Linha de Pesquisa: Processos de subjetivação, Gênero e Diversidades), membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC. Graduada em Psicologia pela Fundação Regional de Blumenau (2017). Atuou como psicóloga no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER-II) de Blumenau. Atua principalmente nos temas de políticas públicas e deficiência.
Carla Maehler (Mestranda)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Área de concentração: Psicologia Social e Cultura. Linha de Pesquisa: Processos de subjetivação, Gênero e Diversidades. É membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC, e possui especialização em Administração de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018), além de graduação em Psicologia pela UFSC (2013). Atua, desde 2016, como Psicóloga Organizacional na Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC e integra a Equipe Multiprofissional de Acompanhamento aos Servidores com Deficiência e em Estágio Probatório. Tem atuação profissional na área de Psicologia e Gestão de Pessoas, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Ainda possui interesse em pesquisas nos temas: estudos sobre deficiência, acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no trabalho, deficiência e direitos humanos e constituição do sujeito.
Gelson Panisson (Colaborador)
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado no curso de Psicologia pela UFSC. Psicólogo na Prefeitura de São José-SC. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) de 2012 a 2015. Possui experiência em pesquisas relacionadas à área de Psicologia e Processos Educacionais. Tem interesse em temáticas como: práticas psicossociais e assistência social; processos educacionais; psicologia social e comunitária; psicologia histórico-cultural; estudos sobre deficiência; gestalt-terapia e fenomenologia; saúde mental; atenção psicossocial; grupos; e interdisciplinaridade.
Joseane Oliveira Luz (colaboradora)
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Área de concentração: Psicologia Social e Cultura, Linha de Pesquisa: Processos de subjetivação, Gênero e Diversidades). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense (2011). Pós – Graduação Lato Sensu – Especialização em Avaliação Psicológica (2015). Atuou no Serviço de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviços à Comunidade – PSC no CREAS I – Lages, SC (2012-2016). Atuou na gestão-coordenação do Centro de Referência em Assistência Social – CREAS II – Lages, SC (2016-2018). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Psicologia Escolar. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia, gestão 2016 – 2019.
Paula Helena Lopes (Doutoranda)
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019-2023); Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí (2012). É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED – UFSC). Também é membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE – UFSC) e do Margens (Núcleo de Estudos Modos de Vida, Família e Relações de gênero). Atualmente é docente do Curso de Psicologia da Unisociesc. Atua sob perspectiva existencialista sartriana. Desenvolve pesquisas nas temáticas: gênero, feminismos, interseccionalidade, deficiência, maternidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos.
Ruthie Bonan Gomes (Colaboradora)
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na área de Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades. Desenvolve estudos na área da deficiência (Disability Studies) e na sua intersecção com educação (Disability Studies in Education) e gênero (Feminist Disability Studies). Pesquisadora integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC – LAPEE.
Simone De Mamann Ferreira (Doutorand
a)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UFSC – Área de Concentração: Psicologia Social e Cultural, linha de pesquisa: Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidade, Mestre em Educação pela UFSC (2011). Possui graduação em Educação Especial – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2003), Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2018), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco – UCB (2006) e Especialização em Educação de Surdos – Aspectos Culturais, Políticos e Pedagógicos pelo CEFET de São José/SC (2007). Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC), desde 2014. Atuou na Associação Catarinense de Integração ao Cego – ACIC (2003), Especialista em Educação Especial pela Prefeitura Municipal de São José (2008) e professora de Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado – AEE da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2005 – 2014). É pesquisadora na área do Estudos Sobre Deficiência.
Taísa Gomes Ferreira (in memorian)
Foi doutoranda vinculada ao NED. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009). Foi professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador (estudante de doutorado) do Núcleo de Estudos sobre a Deficiência da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuava nos seguintes temas: Estudos sobre a deficiência, Terapia Ocupacional Comunitária e Reabilitação Baseada na Comunidade.









