Equipe
Coordenadora
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Profª. Dra. Marivete Gesser
Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e Doutora em Psicologia pela UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Coordenadora no Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED) e integrante do Laboratório de Psicologia Escolar Educacional e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da mesma universidade. Também coordena o Convênio Interinstitucional entre a UFSC e a Western University/CA. Participa do GT da ANPPEP Psicologia, Política e Sexualidades. Foi Conselheira do Nono Plenário do CRP 12 onde atuou como Coordenadora do CREPOP – Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas. Estuda os seguintes temas: estudos da deficiência; deficiência e políticas públicas; deficiência e interseccionalidade; deficiência, direitos humanos e justiça; processos educativos inclusivos.
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Pesquisadores Associados
Anahí Guedes de Mello é antropóloga, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Atualmente é pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC e membro do Grupo de Estudos Antropologia e Deficiência (GEAD), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É também coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e membro do GT Estudios críticos en discapacidad do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Seus interesses atuais de pesquisa são em (auto)etnografias, com temáticas na interface entre antropologia feminista, antropologia da percepção e dos sentidos, estudos críticos da deficiência e os estudos queer e crip. Suas principais publicações versam sobre os seguintes temas: modelo social da deficiência no Brasil; gênero, sexualidades e deficiência; deficiência e políticas públicas; violências contra mulheres com deficiência; capacitismo; teoria crip; surdez e trabalho de campo; e acessibilidade na comunicação.
Prof. Dr. Adriano Henrique Nuernberg
Professor aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fundador do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC e pesquisador nos temas: Estudos sobre Deficiência, Autismo e Psicologia Histórico Cultural.
Profª. Dra. Geisa Letícia Kempfer Bock
Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação à Distância (CEAD). Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2001), mestrado em Educação e Formação de Educadores pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004), e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC (2019). Atuou, como professora do AEE e como Gerente da educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis; como professora e coordenadora pedagógica no curso de pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado/UFC e atualmente coordena o curso de especialização em Educação Inclusiva do CEAD/UDESC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, acessibilidade, educação inclusiva e Desenho Universal para Aprendizagem.
Prof. Dra. Melina de la Barrera Ayres
Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC – 2015), Mestra em Jornalismo (UFSC – 2009), e Bacharel em Comunicação Social (Universidad Católica del Uruguay – 2006). Professora do Departamento de Jornalismo da UFSC. Especializa-se nos estudos sobre mídia, identidades, gênero e deficiência. Autora do livro: “A intimidade da mulher com deficiência: uma etnografia de tela interdisciplinar”, publicado em 2017 pela Editora Insular.
Profª. Dra. Pamela Block
Professora de Antropologia na Western University em Ontario, Canadá e Pesquisadora do NED por meio do Convênio entre a UFSC e a Western University/CA. É membro da Society for Applied Anthropology e ex-presidente dos Society for Disability Studies. Tem interesse nos seguintes temas: marginalização múltipla e nas interseções de gênero, raça, pobreza e deficiência; movimentos de libertação da deficiência (justiça e direitos) e opressão da deficiência (eugenia, esterilização, encarceramento em massa e eliminação) no Brasil, Estados Unidos e Canadá. Finalmente, participa ativamente de discussões sobre o surgimento de estudos de neurodiversidade e capacitismo no Brasil e em outros países do Sul Global.
Profª. Dra. Solange Cristina da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), mestrado em Educação (1999) e Doutorado em Psicologia (2020). É professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre deficiência, acessibilidade, desenho universal para aprendizagem.
Dra. Karla Garcia Luiz
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos, mestra e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC). Servidora pública federal no cargo de psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Conselheira e pesquisadora do Instituto Cáue – Redes de Inclusão. Membro convidada da Comissão “Psicologia e Pessoas com Deficiência” do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina. É mulher e mãe com deficiência, pesquisadora, palestrante e ativista na área dos Estudos Feministas da Deficiência.
Juliana Cavalcante Marinho Paiva
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGp UFSC, membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Foi colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho – GEPET, no núcleo sobre Psicologia Social e trabalho de 2011 a 2014. No ano de 2015 foi colaboradora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos – LabTrab, da UFMG. Tem experiência de pesquisa e ensino na área de estudos sobre deficiência.
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Demais Pesquisadores da Equipe
Alana Lazaretti (mestranda)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Área de concentração: Psicologia Social e Cultura / Linha de Pesquisa: Processos de subjetivação, Gênero e Diversidades), é também membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC. Possui especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2018), graduação em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2015). Atuou como Psicóloga Clínica em uma instituição de atenção especializada às pessoas com deficiência intelectual em Chapecó no período de 2015 a 2018. Tem atuação profissional na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento. Faz parte do seu repertório de pesquisa os seguintes temas: estudos sobre deficiência, gênero e deficiência, ética do cuidado, deficiência e direitos humanos, constituição do sujeito.
Ana Carolina Friggi Ivanovich (colaboradora)
Mestre do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Área de concentração: Psicologia Social e Cultura, Linha de Pesquisa: Processos de subjetivação, Gênero e Diversidades), membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC. Graduada em Psicologia pela Fundação Regional de Blumenau (2017). Atuou como psicóloga no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER-II) de Blumenau. Atua principalmente nos temas de políticas públicas e deficiência.
Ana Carolina Wolff Maia (doutoranda)
Está cursando Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e é mestre pela instituição, cujo tema de pesquisa tem sido Autismo – tema este com o qual trabalha desde 1995. Possui graduação em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (2001), especialização em Psicologia nas Organizações pela PUCR-RS (2005) e em Avaliação Psicológica pela ACE-SC (2007). Atualmente, trabalha com avaliação psicológica para diferencial diagnóstico de TEA e com intervenção psicoeducacional com pessoas com autismo, em abordagem clínico-educacional. É professora de ensino superior desde 2005, nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Atualmente, leciona na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e no Instituto de Ensino Superior Santo Antonio e atuou por 11 anos nos cursos de Psicologia e Pedagogia da Associação Catarinense de Ensino, onde também atuou como supervisora de estágio na área de Psicologia Educacional e Comunitária. Atuou por mais de 12 anos na AMA – Associação de Amigos do Autista, de Joinville/SC, em funções como psicóloga e coordenadora técnica. As principais experiências profissionais, além da docência, são na área de Psicologia, com Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo e transtornos do desenvolvimento, pessoa com deficiência, inclusão social e educacional, diagnóstico de TGDs, processos educacionais e de ensino-aprendizagem, análise de comportamento humano.
Carla Maehler (Mestranda)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Área de concentração: Psicologia Social e Cultura. Linha de Pesquisa: Processos de subjetivação, Gênero e Diversidades. É membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC, e possui especialização em Administração de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018), além de graduação em Psicologia pela UFSC (2013). Atua, desde 2016, como Psicóloga Organizacional na Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC e integra a Equipe Multiprofissional de Acompanhamento aos Servidores com Deficiência e em Estágio Probatório. Tem atuação profissional na área de Psicologia e Gestão de Pessoas, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Ainda possui interesse em pesquisas nos temas: estudos sobre deficiência, acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no trabalho, deficiência e direitos humanos e constituição do sujeito.
Gelson Panisson (Colaborador)
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado no curso de Psicologia pela UFSC. Psicólogo na Prefeitura de São José-SC. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) de 2012 a 2015. Possui experiência em pesquisas relacionadas à área de Psicologia e Processos Educacionais. Tem interesse em temáticas como: práticas psicossociais e assistência social; processos educacionais; psicologia social e comunitária; psicologia histórico-cultural; estudos sobre deficiência; gestalt-terapia e fenomenologia; saúde mental; atenção psicossocial; grupos; e interdisciplinaridade.
Joseane Oliveira Luz (colaboradora)
Juliana Cavalcante Marinho Paiva (Doutoranda)
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGp UFSC, membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Foi colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho – GEPET, no núcleo sobre Psicologia Social e trabalho de 2011 a 2014. No ano de 2015 foi colaboradora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos – LabTrab, da UFMG. Tem experiência de pesquisa e ensino na área de estudos sobre deficiência.
Lina Ferrari de Carvalho (Mestranda)
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Área de concentração: Psicologia Social e Cultura/ Linha de pesquisa: Processos de subjetivação, Gênero e Diversidades). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2020), tem experiência na área de Psicologia Clínica (Ampliada) e Psicologia Social e interesse em temáticas como Gênero, Sexualidades, Saúde Mental, Atenção Psicossocial, Estudos sobre Deficiência e Direitos Humanos.
Patrícia Muccini (Colaboradora)
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Área de concentração: Saúde e Desenvolvimento Psicológico, Linha de Pesquisa: Saúde e Contextos de Desenvolvimento Psicológico), membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência NED/UFSC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2007). É pedagoga em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Catarina (2010), coordenadora de Acessibilidade Educacional (2012-2015). Atuou como professora na Associação Catarinense para Integração do Cego (2005-2009), bem como tutora do curso de pedagogia, ensino a distância, da Universidade Luterana do Brasil (2008-2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pessoa com deficiência, acessibilidade, surdocegueira e formação de professores.
Paula Helena Lopes (Doutoranda)
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019-2023); Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí (2012). É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED – UFSC). Também é membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE – UFSC) e do Margens (Núcleo de Estudos Modos de Vida, Família e Relações de gênero). Atualmente é docente do Curso de Psicologia da Unisociesc. Atua sob perspectiva existencialista sartriana. Desenvolve pesquisas nas temáticas: gênero, feminismos, interseccionalidade, deficiência, maternidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos.
Ruthie Bonan Gomes (Colaboradora)
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na área de Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades. Desenvolve estudos na área da deficiência (Disability Studies) e na sua intersecção com educação (Disability Studies in Education) e gênero (Feminist Disability Studies). Pesquisadora integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC – LAPEE.
Simone De Mamann Ferreira (Doutoranda)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UFSC – Área de Concentração: Psicologia Social e Cultural, linha de pesquisa: Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidade, Mestre em Educação pela UFSC (2011). Possui graduação em Educação Especial – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2003), Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2018), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco – UCB (2006) e Especialização em Educação de Surdos – Aspectos Culturais, Políticos e Pedagógicos pelo CEFET de São José/SC (2007). Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC), desde 2014. Atuou na Associação Catarinense de Integração ao Cego – ACIC (2003), Especialista em Educação Especial pela Prefeitura Municipal de São José (2008) e professora de Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado – AEE da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2005 – 2014). É pesquisadora na área do Estudos Sobre Deficiência.
Taísa Gomes Ferreira (in memorian)
Foi doutoranda vinculada ao NED. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009). Foi professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador (estudante de doutorado) do Núcleo de Estudos sobre a Deficiência da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuava nos seguintes temas: Estudos sobre a deficiência, Terapia Ocupacional Comunitária e Reabilitação Baseada na Comunidade.