Publicações
LIVROS
GESSER, M.; BOCK, GEISA LETÍCIA KEMPFER (Org.) ; LOPES, P. H. (Org.) . ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA: anticapacitismo e emancipação social. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2020. v. 1. 248p .
A luta anticapacitista é necessária e urgente, seja no campo acadêmico ou na militância política e social. Em uma sociedade em que valores como autonomia e independência ditam os modos de existir, uma grande parcela da população é negligenciada em seu direito à participação e justiça social. Este livro surge do encontro de pessoas com e sem deficiência, as quais são estudiosas e pesquisadoras da área e que, de alguma maneira, são tocadas pela experiência da opressão capacitista e, com isso, são impulsionadas a produzir este rico material para leitura. Nos capítulos apresentados fica evidente o quanto o debate sobre o capacitismo pode ser esmiuçado, estudado e compreendido sob diferentes perspectivas e lócus em que se faz presente. Os textos produzidos se destinam a comunidade em geral, principalmente para estudantes e profissionais que possuem interesse no campo dos estudos da deficiência. Visando ampliar o diálogo e as coalizões, para além dos integrantes do NED/UFSC e do LEdI/UDESC, outros pesquisadores, profissionais e estudiosos do Brasil e do Exterior foram convidados a compor esse trabalho e, assim, colaborativamente e na horizontalidade, foi construído e organizado a muitas mãos o livro Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social.
ARTIGOS
___________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
- Luciana no espelho – representações do corpo com deficiência física na telenovela Viver a vida Mídia e deficiência uma abordagem interdisciplinar
________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
- Psicologia e educação de jovens e adultos – um desafio em construção Psicologia escolar crítica e formação continuada de professores na EJA – um espaço de co-construção.
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________